Gestural Abstraction Interface

Um desenho virtual partilhado

Um desenho virtual partilhado
Instalação interactiva
Ana Queiroz
  • interacção
  • envolvimento
  • gesto
  • desenho
  • diálogo

Gestural Abstraction Interface é uma instalação audiovisual que promove a exploração da expressão gráfica como resposta à gestualidade através da criação de um desenho colaborativo entre dois utilizadores.

A posição e os gestos dos participantes são captados por um sensor e transferidos para o computador, que transforma a informação recolhida em elementos gráficos projectados em tempo real, construindo o desenho. O corpo, em particular as mãos, a sua posição no espaço e a sua posição relativa são os instrumentos e parâmetros que permitem a cada utilizador elaborar e controlar o desenho.

A instalação medeia a comunicação dos utilizadores através da sua capacidade reactiva, atribuindo-lhes um papel activo e dialogante no controlo da expressão gráfica. Desta forma, promove-se uma interacção e estimula-se a participação, exploração e descoberta do sistema, enquanto atributos fundamentais da experiência do projecto.

Tendo por referente principal a obra VIDEOPLACE de Myron Krueger, a presença e o gesto do utilizador funcionam como instrumento expressivo e comunicativo, não sendo necessária a utilização de nenhum outro elemento mediador na nossa interacção com o computador.

O gesto dos participantes é captado por um sensor Kinect, convertido para um estado informacional (virtual). No computador essa informação é processada e mapeada, fazendo corresponder a cada movimento e posição uma forma gráfica. Estas vão-se acumulando num desenho digital que é projectado em tempo real.

O carácter lúdico e a constante resposta do sistema aos movimentos dos utilizadores promovem o seu envolvimento e motivam a exploração das possibilidades interactivas do artefacto digital e a aplicação das suas potencialidades comunicativas.