No longer a digital revolution

explorações pós-digitais

In this post-digital age, digital technology is no longer a revolutionary phenomenon but a normal part of everyday life.
Alessandro Ludovico, 2012

‘Post-digital’ neither recognizes the distinction between ‘old’ and ‘new’ media, nor ideological affirmation of the one or the other. It merges ‘old’ and ‘new’, often applying network cultural experimentation to analog technologies which it re-investigates and re-uses.
Florian Cramer, 2014

Exposição de projectos dos alunos do Mestrado em Design de Comunicação e Novos Media, FBAUL 2014-2015

Sob o mote “explorações pós-digitais”, o Mestrado em Design de Comunicação e Novos Media procura desafiar um entendimento acrítico da natureza digital dos media, das artes e do design, de acordo com a constatação de Negroponte (1998) de que “a revolução digital já terminou”. Numa época em que os (velhos) novos media permeiam a cultura contemporânea e integram o nosso quotidiano, o seu estatuto de novidade é constantemente questionado e simultaneamente reactivado mediante a criação de media com novas propriedades.

Segundo esta visão pós-digital, as propostas reunidas nesta exposição, e desenvolvidas no âmbito da disciplina de Projecto do Mestrado em Design de Comunicação e Novos Media, assumem-se como aproximações experimentais à comunicação mediante uma diluição da ruptura entre velhos e novos media. Exploram-se as possibilidades de comunicação pelo uso renovado de velhos media segundo as possibilidades de acção dos novos (Tweeting Antennas). Aborda-se a reconfiguração da recolha, edição e produção de conteúdo, ou até da sua leitura, mediante as possibilidades actuaisde acesso, tratamento e disseminação de informação (Fronteiras e Não-fronteiras, Reading as Writing, Suzca). Desenvolvem-se abordagens particulares à visualização de informação e ao seu potencial expressivo, enquanto estratégia para revelar conteúdo intangível ou narrativas submersas (Visualizing Montage, Data.Me, 27x4). Foca-se a dimensão lúdica e expressiva da interacção (Gestural Abstraction Interface) e a exploração das suas interfaces e convenções adquiridas (Navegação Inclusiva, Refuse Patterns Thnk Cfgrtions), equacionando as possibilidades de expansão do espaço físico através de meios ou ambientes virtuais (Espacillimité, Diving into Z-axis).

Inauguração:
20 de Junho às 18:00h

20 a 27 de Junho de 2015
10:00h—20:00h
Fabrica Features Lisboa
Megastore Benetton Chiado Rua Garrett, 83, 4º Piso

Organização
Área de Design de Comunicação, FBAUL

Docentes responsáveis (Disciplina de Projecto)
Luísa Ribas
Sofia Gonçalves

Apoio à implementação (Laboratório)
Miguel Cardoso

Alunos de DCNM (Projecto II)

Design gráfico:
Ana Queiroz, Ricardo de Sousa

Design da exposição:
Miguel Almeida

Web design:
João Marques, Ivan Vuksanov

Edição e revisão de conteúdos:
Dulce Abel, Pedro Mota

Produção:
Maria Margarida Lourenço, Ivan Vuksanov

Documentação:
Ana Filipa Mendes, Beatriz Bernardo

Montagem:
Alunos de DCNM, com apoio de Melany Abade e Susana Pereira