Diving into Z-axis

Um mapa tridimensional de referências

Um desenho virtual partilhado
Ambiente virtual
João Marques
  • realidade virtual
  • espaço 3D
  • imersão
  • navegação
  • hipertexto

Diving into Z-axis propõe o mapeamento do universo referencial do mestrado em Design de Comunicação e Novos Media através da apresentação de fragmentos textuais, sonoros e imagéticos num ambiente virtual. De modo a explorar este universo, o utilizador é levado a deambular por um espaço virtual tridimensional estabelecendo ligações progressivas entre os conteúdos, organizados em núcleos e dispostos no espaço segundo uma lógica de rede.
Ao romper com as restrições da página web e ao propor uma experiência imersiva, Diving into Z-axis devolve a tridimensionalidade à lógica hipertextual e ao espaço virtual da web.

Diving into Z-axis pretende recuperar o factor espaço que Ted Nelson utilizara nos primórdios do hipertexto, nomedamente no projecto Xanadu (1960). Ao partir desta leitura, Diving into Z-axis propõe uma experiência imersiva onde o espaço virtual da página web volta a assumir um carácter tridimensional. Para a construção deste espaço seleccionaram-se conteúdos passíveis de reconstruir o universo referencial do Mestrado em Design de Comunicação e Novos Media, tais como bibliografia, obras e autores seminais. Mais do que uma apresentação integral dos conteúdos, procura-se potenciar uma experiência de deambulação pelos mesmos enquanto fragmentos de um universo. Desta forma, em vez de focar a atenção do utilizador num elemento específico, a navegação dá ênfase às relações entre conteúdos.

Atendendo ao recente foco da indústria tecnológica nos dispositivos de realidade virtual, este projecto recorre às suas possibilidades emergentes, ainda em fase embrionária de consolidação. Dada a diversidade de formas de acesso a experiências de realidade virtual, optou-se pela criação de um website que pudesse ser navegado através da utilização de um telemóvel e de um dispositivo de realidade virtual low-cost, como o Google Cardboard. Para recriar a navegação recorreu-se às possibilidades oferecidas pela biblioteca de JavaScript THREEJS que permite a criação e navegação de espaços tridimensionais na web e num conjunto alargado de browsers.
Diving into Z-axis teve como referência o projecto open-source JAANGA, que partilhara no GitHub alguns protótipos de adaptação da biblioteca THREEJS à realidade virtual em dispositivos como o Google Cardboard.